quarta-feira, janeiro 12, 2005

Diário de uma prática : : : Dia –39

Dia 1 : : : Quarta-feira, 12/01/2005 : : : 9:01
Peso: 75,5 Kg

- 4m em Sirsasana
- 1m de repouso
- 1m em Stretch Pose
- 1m de relaxamento
- 2m15s em Sat Kriya
- 3m de relaxamento

O quarto onde faço a prática está em silêncio e fria. Fiz a prática nu à saída do banho. Tenho que pensar em vestir alguma coisa quando a faço, não que tenha muito frio, mas quando o relaxamento chega aos 3 minutos começa-se a gastar uma preciosa energia para manter o corpo imóvel quente. Talvez cobrir-me com um cobertor nessa fase. Tenho, também, que montar um leitor de CDs e umas colunas de PC que tenho lá paradas, para ter um ambiente mais agradável. Talvez queimar um incenso não seja má ideia, também..

A cerca dos 30s do fim dos 4m de Sirsana a impaciência começa a sentir-se e o corpo começa a oscilar. Prova que não estou concentrado e que tenho que o fazer melhor. O facto de não conseguir respirar pelo nariz não ajuda, porque para manter a boca aberta obriga a um esforço na zona do queixo que é incomodativa. Tenho que fazer uma limpeza ao nariz (Jala Neti) para ver se começo a respirar melhor.

O minuto em Stretch Pose começa a ser fácil, mas não vou mudar para 3 até que seja realmente muito fácil. Excesso de confiança pode deitar tudo a perder e a frustração de não conseguir fazer os 3 minutos pode fazer com que se desista da prática. Vou manter até ao Dia 0.

3 minutos de Sat Kriya ainda são muito difíceis. Ainda não sei se o ritmo da respiração é o acertado e esqueci-me de fazer a contracção dos esfíncteres no final. Mas já estava impaciente e completamente desconcentrado. Estava atrasado para o trabalho e como a postura não me estava a ser confortável, só pensava em acabá-la. Mesmo assim fiz mais do que pensava. Não consegui relaxar completamente.