segunda-feira, janeiro 10, 2005

Stretch Pose

Baseado-me no livro "The 8 Human Talents: Restore The Balance & Serenity Within You With Kundalini Yoga" de Gurmukh.

Stretch Pose – Origem: The 8 Human Talents by Gurmukh

Provavelmente o exercício mais poderosa do Kundalini Yoga é chamada erradamente de postura de extensão. O nome dá entender que este exercício é uma espécie de alongamento delicioso, porém esta postura é tudo menos isso. É inacreditavelmente exigente e não interessa quantas vezes se faz, o mais provável é que a achem um desafio.

1. Deitar de barriga para cima numa superfície macia mas firme.
2. Levantar a cabeça, mãos e calcanhares uns 15 cm do chão, pressionando o queixo contra o peito. Levantar os ombros do chão mas mantendo os omoplatas no chão.
3. Esticar as mãos em direcção aos dedos dos pés que apontam também para a frente.
4. Olhar para os dedos grandes dos pés.
5. Respirar em breath of fire pelo nariz.
6. Depois de completar o exercício relaxar completamente no solo.

Breath of fire é uma inspiração e expiração rápida pelas narinas. Semelhante à respiração de um cão, mas feita pelo nariz. A respiração é feita pelo bombear da barriga na zona do umbigo como se de um fole se tratasse. Quando se inspira a barriga vai para fora e quando se expira a barriga vai para dentro.

Esta respiração fortifica todo o sistema nervoso, purifica o sangue, estimula a energia e faz-nos sentir melhor e com mais clareza de espírito.

Esta postura reforça o nosso empenhamento, dedicação e compromisso e combate a irritação. Se a irritação está prestes a tomar conta de nós, três minutos desta postura canalizará essa energia para algo mais construtivo.

É uma postura aconselhada por Yogi Bhajan a ser feita todos os dias. Eu fazia-a um minuto todas as manhãs. A partir desta semana começarei a fazê-la um minuto todos os dias, repetidamente, no mínimo durante 40 dias.

Sem comentários: