quinta-feira, janeiro 13, 2005

Palhaça: Algumas Personagens Mais

Isulina Pereira – Secretária do Director Geral. Mais de metade do trabalho efectivamente feito pelo director passa pelas mãos da sua secretária. Tem um feitio torcido, mas é muito competente. Ninguém fica sem resposta se lhe chega a mostarda ao nariz.
A sua vida é uma incógnita, mas corre o boato que se dedica ao strip-tease num bar de alterne na variante da EN109. Faltou uma vez ao trabalho em toda a sua vida profissional e apresentou um atestado médico de Leiria, de onde se supõe terá fugido por causa de dívidas de jogo.

Horácio Cunha – É afilhado do Director Geral. Não tem um cargo muito bem definido na empresa. Uns dias é gestor de equipa de enchimento noutros tem reuniões com clientes.
Coxeia da perna esquerda devido a uma história muitas vezes contada sobre uma mina na guerra do ultramar, mas que todos sabem que foi devido a uma queda, enquanto criança, num poço a jogar às escondidas. Aliás, ainda hoje, continua a jogar às escondidas com o trabalho. É normal vê-lo deitado a dormir sobre a secretária depois da hora do almoço, mas há quem afirme que leva o trabalho para a casa-de-banho.
Tem uma visão para a empresa, mas teme dize-la em alta voz pelo que apenas o faz quando está só a almoçar e não tem mais assunto de conversa com ele próprio.
Tem um filho que passa as férias de verão a ajudar o pai a encher chouriços.
Um dia sentar-se-á na cadeira do director, mas até lá só sonha com as meninas do calendário da Pirelli.

Marta Borges – Responsável pela manutenção e da equipa de limpeza da toda a linha de enchimento. Passa os dias entre a cafetaria e o telefone. Há dois meses que não é vista na sala de enchimento. Diz que confia na sua equipa, mas há quem afirme que não gosta do cheiro da carne crua.
Ainda não se sabe se tem algum favor do Director Geral, mas corre o boato que em tempos antigos foram colegas do liceu. De momento é casada com um merceeiro, mas gosta de espalhar o seu perfume por onde passa como se marcasse território.
Um dia foi apanhada a comer chouriço de soja, com medo da linha. Sofreu um processo disciplinar interno por favorecer empresas concorrentes.

Olegário Alho Lança – Herdou a posição porque o pai adoeceu. O pai nunca mais conseguiu reaver a sua posição na empresa.
Adora chouriços, mas prefere os da concorrência e é consumidor compulsivo de salsichas frescas. Bebeu álcool a última vez quando fez 18 anos.
Chefia a equipa que trata da trituração dos porcos, mas em casa a mulher tritura-lhe a cabeça. A célebre frase "Hoje há sexo em casa. Quem está, está! Quem não está, estivesse!" é atribuída à mulher. Corre o boato que anda de olho na Marta Borges.
Não gosta do seu nome e sonha em mudar para Platiny Lança, em honra do jogador de futebol que tanto admira, mas a Direcção-Geral dos Registos e do Notariado não deixa.
Em tempos jogou Badmington mas feriu-se com o volante e nunca mais teve coragem de se colocar atrás de uma rede.

Pedro Loureiro – Carrega nos "erres". Não é dono da empresa mas parece sê-lo! Há quem ache que se Horácio Cunha não se previne ainda perde a qualidade de afilhado do director. É o responsável pela a área de inovação na área dos chouriços. A ele se deve a invenção do chouriço-farinheira e do chouriço com sabor a Big Mac. O seu sonho é criar um chouriço com gás e sabor a Coca-Cola.
Quando sai do trabalho dedica-se a grandes tertúlias com os amigos até às longas horas da manhã. Há quem diga que o que toma nessas noites é que lhe dão as ideias para inovar tanto nos chouriços.
O seu chefe – Alípio Borralho – não gosta que lhe chame "Bogalho".

Sem comentários: