GulaQuando era miúdo, e não queria comer a sopa, cantavam-me a história do tal Sebastião que comia tudo sem parar, sem uma colher, que chegava a casa e dava pancada na mulher. Pois agora parece-me que o Sebastião se candidatou a primeiro-ministro depois de o ter sido sem mérito, ter sido despedido e se ter despedido. Depois de ter sido presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, primeiro-ministro, só lhe falta ser Presidente da República, que eventualmente será a sua próxima gulodice. E não acreditem que ele deixa a direcção do partido depois da derrota!
E neste domingo deve voltar a casa e dar pancada na mulher quando souber o resultado das eleições. Uma das mulheres, porque até nisso o homem é guloso.
PreguiçaHá uns dias ouvi a história de uma miúda que perguntou à mãe que "
se o homem descende dos macacos e do Adão e a Eva, quer dizer que o Adão e a Eva eram macacos?". Eu não queria que o Partido Comunista evoluísse para um estado destes em que as pessoas fiquem confusas com diferentes doutrinas e até tenho muito respeito pela coerência demonstrada pelos seus líderes (talvez exceptuado o Camarada Carvalhas cuja filha conheci e pouco tinha a ver com a doutrina Marxista). Mas, gostava de deixar de ouvir a história dos "
aumentos" e a "
diminuição das horas de trabalho" do "
proletariado" dos "
estaleiros navais de Viana de Castelo" ou da "
Lisnave". Falem do acesso à formação de qualidade e necessária ao melhor desempenho das funções reais dos trabalhadores de todas as áreas. Falem do aumento da qualidade do nosso trabalho e os aumentos vêem por acréscimo. Não era melhor para todos?
InvejaQue pensar de um partido que afinal é uma aglutinação de vários partidos, várias doutrinas e várias lutas. Um partido pequeno que gostava de ser grande. Será que vou votar num bloco de nichos que defende os funcionários-das-padarias-que-vendem-e-
-fabricam-bolas-de-berlim-feitas-da-parte-da-manhã ou os vendedores-de-ligas-de-
-polimento-fabricadas-com-extractos-de-alúminio-a-90%? São uma voz necessária para defenderem os interesses daqueles que não se conseguem fazer ouvir e mais vale unir esforços de muitas minorias do que tentarem cada um por si fazerem-se ouvir. Mas será que eles defendem o funcionário-da-empresa-de-software-japonesa-em-Aveiro-que-se-
-senta-na-secretária-ali-entre-a-janela-e-a-parede?
LuxúriaÉ um luxo, ganhar a direcção do partido com as maiores intenções de voto umas semanas antes do governo ser demitido pelo camarada presidente da república, uns meses depois do primeiro-ministro eleito fugir para longe para não ver o país a se afundar e ter como principal adversário um guloso que mais parece um elefante numa loja de cristais. É que isso só podia acontecer a alguém que veste de luxo (embora ultimamente se veja mais modestinho), mas que se diz um dia socialista e que não pode ficar indiferente à pobreza e no outro diz que se aproxima mais da social-democracia nórdica.
Mas este luxo torna as coisas muito fáceis e por isso é que não se ouviu nem uma proposta concreta de mudança para o país para além do "
Choque tecnológico" que ninguém sabe esclarecer como será feito, para além do "
inglês desde o primeiro ciclo".
GanânciaNas listas de candidatos do Partido Popular pelo círculo eleitoral de Aveiro existe apenas uma mulher, em 4º lugar dos substitutos. Suponho que a única razão para que tenha sido incluída foi a de se chamar Pinto Paula (PP). Não compreendo (aliás até compreendo) como é que isto é possível. Será que não gostaram da Cardona?
Mas não é disso que se trata a ganância do director do partido. Como é que é possível que se vote nele quando ele próprio não assume a sua própria natureza, nega-se e nega direitos aos seus semelhantes (não estou a falar de ele ser careca).
Há uns tempos um familiar, referindo-se a essa personagem, disse "
aqui está um homem inteligente, eu até votei nele nas últimas eleições"... Realmente isso prova que essa personagem demoníaca é inteligente, e é sem dúvida nenhuma o candidato mais inteligente nestas eleições, mas também provou que fez de pouco inteligente quem votou nele.
CobiçaUma vítima da ganância cega do actual líder do PP, o director do Partido da Nova Democracia (?) quer voltar à vida política activa. Mas que é que ele fez para que agora mereça a confiança de um voto? Qual é o pecado mais capital?
IraEm pleno século XXI, o Partido Nacional Renovador faz campanha prometendo "
desmantelar os bandos étnicos de delinquentes" e "
expulsar os delinquentes estrangeiros". "
A abertura total das fronteiras, imposta por Bruxelas e pelos sucessivos governos provoca insegurança e desemprego", num país em que um quinto da nação vive e trabalha fora do país parece deslocado? "
A família é uma prioridade nacional" soa um bocado a Salazar, não?
Oiçam, que vale a pena, a campanha deles
aqui.
Qual devo (ass)assinar, John Doe?"Long is the way. And hard, that out of hell leads up to light".N.R.1: Dos restantes partidos a concurso e que têm listas de candidatos pelo círculo eleitoral de Aveiro sobram o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) do incansável Garcia Pereira e o Partido Humanista (o único partido, para além do Partido Democrático do Atlântico que não tem sede em Lisboa). O único pecado que estes partidos cometem é o de serem demasiado silenciosos. Não é um pecado capital.
N.R.2: Eu sei que este elenco também daria para um
post baseado nos "
Suspeitos do Costume", do Bryan Singer, mas nesse filme não se sabe quem é o protagonista até ao fim do filme. Por outro lado também daria para um "
Reservoir Dogs", do Quentin Tarantino, mas esse filme tem diálogos que estes protagonistas não conseguem reproduzir.