quinta-feira, fevereiro 24, 2005

1ª Exposição Colectiva do grupo FOTOAVEIRO

O grupo FOTOAVEIRO foi formado em meados de 2001 com o objectivo de reunir pessoas, da zona de Aveiro, interessadas em fotografia. Com a Universidade de fundo – por Aveiro muitos passam, mas nem todos ficam – rapidamente se alargou a outras zonas geográficas. No entanto a referência foi e será sempre Aveiro.

O objectivo da sua criação foi fomentar e facilitar o contacto, troca de ideias e partilha de informação entre fotógrafos amadores. Pretendeu-se que cada um pudesse expandir os seus “horizontes” fotográficos observando e comentando o trabalho dos outros, formando uma comunidade dinâmica e interactiva que permitisse a todos evoluir.
Um dos 'eixos' directores do grupo é o contacto pessoal entre os vários membros, promovendo encontros, passeios fotográficos, “workshops”, exposições, etc.

O grupo FOTOAVEIRO apresenta agora publicamente os trabalhos de alguns dos seus membros, naquela que será a 1ª Exposição Colectiva do grupo. Com o apoio da Associação de Funcionários da Universidade de Aveiro a exposição estará patente ao público, na Galeria de Exposições da Livraria dos Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro, nos dias 7 a 31 de Março de 2005.

Pretende-se com esta iniciativa dinamizar a fotografia individual, proporcionando um espaço de descoberta de valores ao nível da fotografia amadora, que este grupo encerra, dando-lhes desta forma a possibilidade de mostrarem imagens, conforme a sua visão e dentro dos seus temas preferenciais.

Será também uma forma de estimular a interpretação da fotografia como linguagem visual, levando o público a ver fotografia como uma forma de manifestação artística e porque não, muitas vezes, de trabalho. Constituirá ainda, um espaço de aprendizagem e um incentivo para o espectador menos atento, criando estímulos para participar nesta e em futuras iniciativas, incentivando uma dinamização cultural mais vasta.

1 comentário:

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

(1) Rui, "dediquei-te" um post, adorei mesmo as tuas fotografias.

(2) Li no teu site que participaste no projecto PoSat2. Eu não sabia sequer que existia esse projecto. Nas vésperas do lançamento do PoSat1 estava na Guiana francesa e tive oportunidade de conhecer toda a equipa (um dos engenheiros era de Espinho e ainda em Roissy, à espera do avião, encontramo-nos; tive uma sorte do "caneco"!). Infelizmente o lançamento foi adiado e não pude viver isso ao vivo (só na tv, como toda a gente). Vou seguindo todas as notícias sobre o PoSat1 que já ultrapassou a sua esperança de vida, mas costumava gozar dizendo que era o Posat 1 e único. Afinal o projecto continua (com sustentabilidade)?