domingo, fevereiro 27, 2005

Falta de humor britânico

José Mourinho

José Mourinho. Eu nem gosto muito dele. Acho-o arrogante e pedante. (Nem treinou o Sporting.) Mas considero-o um dos mais importantes gestores portugueses. Um gestor que percebeu que o importante, numa equipa, são as pessoas. Não interessa se é uma equipa de futebol ou uma equipa de trabalho (aliás porque uma equipa de futebol é uma equipa de trabalho), mas só se conseguem resultados se todas as partes da equipa estão motivadas para esses resultados. Nem sempre se conseguem os resultados (como provam as duas derrotas da semana passada) mas de certeza que não se conseguem se não houver motivação para os conseguir.

Tenho pena, tenho realmente muita pena, da grande maioria dos gestores portugueses que continuam a achar que as pessoas são o menos importa nas suas empresas. Tenho ainda mais pena das pessoas que não têm outra hipótese de vida senão trabalhar para gestores que desse nome têm apenas a capacidade para gerirem... Não me lembro de nada! Porque em casa quem gere é a esposa ou os filhos. Não conseguem gerir o seu dinheiro porque não têm que se preocupar com isso. E, nem sequer a cabeça deles conseguem gerir. Eu já trabalho há 10 anos e neste tempo, poucos gestores portugueses conheci que conseguem gerir.

Mas estou a fugir ao tema: O Chelsea ganhou a sua primeira taça de há muito tempo. Ganhou sob a gestão do nosso conterrâneo José Mourinho. Ganhou e mandou calar a sempre inconveniente impressa inglesa. Por isso foi expulso do campo, mas no fim calou-os... Semeando o ódio pelos periódicos tablóides ingleses. Pelos ingleses! De uma maneira que só ele sabe fazer, semeia o ódio de modo a que aqueles façam pressão sobre ele e sobre a equipa. Mas ele alimenta-se da pressão e a pressão traz a motivação. Porque quando lhes dizem que não vão conseguir é quando eles se esforçam mais para o atingir. E é assim que o Chelsea ainda vai conseguir mais umas taças esta época.

Por fim dedicou a vitória a quem merecia. Aos jogadores que não ganhavam nada há muito. E, como ele diz “É muito difícil ganhar pela primeira vez”.

(Obrigado Frederico pelas declarações do José Mourinho)

Sem comentários: