sexta-feira, fevereiro 18, 2005

A minha vida dava um filme do David Fincher

Se7en


Gula
Quando era miúdo, e não queria comer a sopa, cantavam-me a história do tal Sebastião que comia tudo sem parar, sem uma colher, que chegava a casa e dava pancada na mulher. Pois agora parece-me que o Sebastião se candidatou a primeiro-ministro depois de o ter sido sem mérito, ter sido despedido e se ter despedido. Depois de ter sido presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, primeiro-ministro, só lhe falta ser Presidente da República, que eventualmente será a sua próxima gulodice. E não acreditem que ele deixa a direcção do partido depois da derrota!
E neste domingo deve voltar a casa e dar pancada na mulher quando souber o resultado das eleições. Uma das mulheres, porque até nisso o homem é guloso.

Preguiça
Há uns dias ouvi a história de uma miúda que perguntou à mãe que "se o homem descende dos macacos e do Adão e a Eva, quer dizer que o Adão e a Eva eram macacos?". Eu não queria que o Partido Comunista evoluísse para um estado destes em que as pessoas fiquem confusas com diferentes doutrinas e até tenho muito respeito pela coerência demonstrada pelos seus líderes (talvez exceptuado o Camarada Carvalhas cuja filha conheci e pouco tinha a ver com a doutrina Marxista). Mas, gostava de deixar de ouvir a história dos "aumentos" e a "diminuição das horas de trabalho" do "proletariado" dos "estaleiros navais de Viana de Castelo" ou da "Lisnave". Falem do acesso à formação de qualidade e necessária ao melhor desempenho das funções reais dos trabalhadores de todas as áreas. Falem do aumento da qualidade do nosso trabalho e os aumentos vêem por acréscimo. Não era melhor para todos?

Inveja
Que pensar de um partido que afinal é uma aglutinação de vários partidos, várias doutrinas e várias lutas. Um partido pequeno que gostava de ser grande. Será que vou votar num bloco de nichos que defende os funcionários-das-padarias-que-vendem-e-
-fabricam-bolas-de-berlim-feitas-da-parte-da-manhã ou os vendedores-de-ligas-de-
-polimento-fabricadas-com-extractos-de-alúminio-a-90%? São uma voz necessária para defenderem os interesses daqueles que não se conseguem fazer ouvir e mais vale unir esforços de muitas minorias do que tentarem cada um por si fazerem-se ouvir. Mas será que eles defendem o funcionário-da-empresa-de-software-japonesa-em-Aveiro-que-se-
-senta-na-secretária-ali-entre-a-janela-e-a-parede?

Luxúria
É um luxo, ganhar a direcção do partido com as maiores intenções de voto umas semanas antes do governo ser demitido pelo camarada presidente da república, uns meses depois do primeiro-ministro eleito fugir para longe para não ver o país a se afundar e ter como principal adversário um guloso que mais parece um elefante numa loja de cristais. É que isso só podia acontecer a alguém que veste de luxo (embora ultimamente se veja mais modestinho), mas que se diz um dia socialista e que não pode ficar indiferente à pobreza e no outro diz que se aproxima mais da social-democracia nórdica.
Mas este luxo torna as coisas muito fáceis e por isso é que não se ouviu nem uma proposta concreta de mudança para o país para além do "Choque tecnológico" que ninguém sabe esclarecer como será feito, para além do "inglês desde o primeiro ciclo".

Ganância
Nas listas de candidatos do Partido Popular pelo círculo eleitoral de Aveiro existe apenas uma mulher, em 4º lugar dos substitutos. Suponho que a única razão para que tenha sido incluída foi a de se chamar Pinto Paula (PP). Não compreendo (aliás até compreendo) como é que isto é possível. Será que não gostaram da Cardona?
Mas não é disso que se trata a ganância do director do partido. Como é que é possível que se vote nele quando ele próprio não assume a sua própria natureza, nega-se e nega direitos aos seus semelhantes (não estou a falar de ele ser careca).
Há uns tempos um familiar, referindo-se a essa personagem, disse "aqui está um homem inteligente, eu até votei nele nas últimas eleições"... Realmente isso prova que essa personagem demoníaca é inteligente, e é sem dúvida nenhuma o candidato mais inteligente nestas eleições, mas também provou que fez de pouco inteligente quem votou nele.

Cobiça
Uma vítima da ganância cega do actual líder do PP, o director do Partido da Nova Democracia (?) quer voltar à vida política activa. Mas que é que ele fez para que agora mereça a confiança de um voto? Qual é o pecado mais capital?

Ira
Em pleno século XXI, o Partido Nacional Renovador faz campanha prometendo "desmantelar os bandos étnicos de delinquentes" e "expulsar os delinquentes estrangeiros". "A abertura total das fronteiras, imposta por Bruxelas e pelos sucessivos governos provoca insegurança e desemprego", num país em que um quinto da nação vive e trabalha fora do país parece deslocado? "A família é uma prioridade nacional" soa um bocado a Salazar, não?
Oiçam, que vale a pena, a campanha deles aqui.


Qual devo (ass)assinar, John Doe?
"Long is the way. And hard, that out of hell leads up to light".


N.R.1: Dos restantes partidos a concurso e que têm listas de candidatos pelo círculo eleitoral de Aveiro sobram o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) do incansável Garcia Pereira e o Partido Humanista (o único partido, para além do Partido Democrático do Atlântico que não tem sede em Lisboa). O único pecado que estes partidos cometem é o de serem demasiado silenciosos. Não é um pecado capital.

N.R.2: Eu sei que este elenco também daria para um post baseado nos "Suspeitos do Costume", do Bryan Singer, mas nesse filme não se sabe quem é o protagonista até ao fim do filme. Por outro lado também daria para um "Reservoir Dogs", do Quentin Tarantino, mas esse filme tem diálogos que estes protagonistas não conseguem reproduzir.

Sem comentários: