quarta-feira, junho 02, 2004

Sirsasana

Acho que nunca falei muito da minha pratica de Yoga. Acho que é porque isso é algo pessoal e difícil de explicar. Não porque seja estranho, mas porque por vezes suscita perguntas difíceis e sobretudo respostas que só se conseguem dar se a outra pessoa praticar Yoga.

Já pratico Yoga há dois anos e meio. Ainda me lembro da minha primeira aula e como me custava até ficar sentado. Depois deste tempo todo evoluí. Sim! Acho que ganhei alguma elasticidade, bastantes capacidades físicas e acima de tudo muita consciência. Consciência dos meus erros de postura física, consciência das minhas capacidades e consciência de que sou sempre capaz de ir mais longe.

Mas sobretudo ganhei também novos amigos e novos interesses. Evoluí.

Porém em termos físicos, que é aquilo que toda a gente pergunta primeiro (logo a seguir ao facto de já ser ou não vegetariano e se o desempenho sexual melhorou) evoluí desde a altura que comecei a conseguir fazer o Sirsasana.

Foi há cerca de um ano, que com a minha ida para o Japão me dediquei a fazer este asana (posturas físicas) todas as manhãs. Era quase o único momento que dedicava a mim mesmo durante todo o dia. Quando cheguei continuei a fazê-lo.

Mas vou explicar em que consiste o Sirsasana. Bem! Não é difícil de explicar e até parece uma coisa simples. Mas... Experimentem pôr-se de cabeça para baixo apoiados nos vossos antebraços cerca de 2 a 5 minutos (ou mais) sem cair.

Ok! Vejam a imagem:
Sequência para fazer o Sirsasana

A ideia é colocar os braços no chão, com os cotovelos separados da largura do antebraço. Para isso agarrem cada cotovelo com a mão contrária. Sem tirar os cotovelos desse sítio juntem as mãos fazendo um triângulo no chão com os braços. Entrelacem os dedos. No meio das mãos coloquem a parte superior da cabeça e levantem as ancas esticando as pernas. Caminhem para as mãos. Levantem as pernas do chão e estiquem-nas no ar.

Caíram? Usem a parede para que isso não aconteça. Se calhar é melhor nem tentarem fazer isto em casa sozinhos. Um dia caí e torci um dedo da mão. Andei umas duas semanas com um dedo com o dobro do tamanho e negro. Durante meses não fui capaz de repetir o Sirsasana sem a ajuda (psicológica) de uma parede.

Além disso eu (ainda) não sou instrutor de Yoga. E nem quero tirar o lugar da minha instrutora. Por isso se quiserem experimentar vão ao Jardim de Lótus (ela é uma excelente instrutora – É verdade! Não estou a escrever isto porque ela lê o blog, mas porque é verdade!). Se quiserem ajuda para perder a vergonha, telefonem-me que eu vou lá convosco.

Jardim de Lótus

Mas, acreditem que o Sirsasana todas as manhãs é das melhores coisas que há e tem me ajudado a ganhar coragem para enfrentar um dia de trabalho.

Hoje não fiz! O dia correu menos bem...

Sem comentários: