segunda-feira, junho 07, 2004

Diário de uma limpeza (Kriyas)

Este fim de semana enveredei, com um grupo de amigos, pela aventura de passar dois dias em retiro de yoga. Mas um retiro especial de purificação e limpeza. Um fim de semana em Vila Nova de Foz Côa, de remoção de toxinas internas estagnadas, imundice interior e bloqueios corporais, com vista a um melhor fluxo de energia e matéria no nosso corpo.

Aqui fica um diário...

Sábado, 05/06/04
10:00 Hoje acordámos para vomitar.
O exercício (vamana dhauti) consistia em beber, em jejum, 4 copos de água quente e salgada. Depois de umas contracções do abdómen (Nauli), vomitá-la, nem que para isso fosse preciso meter os dedos à boca. Repetir até a água sair límpida e sentir a bílis amarga na boca.
13:00 Clister (Basti)
Preciso descrever?
Se não sabem perguntem aos vossos avós.
15:30 Relaxar. Almoçar um sumo e um batido.
16:30 Tarde de repouso na praia de Almendra. As moscas e demais insectos não deixam o pessoal dormir. A praia ali está a ficar impraticável.
19:30 Finos e tremoços em Castelo Melhor.
21:30 Jantar gaspacho frio no terraço às escuras. Está um calor de verão. Ver umas fotos.
24:00 Dormir

Domingo, 06/06/04
11:00 Hoje acordámos para cagar.
O exercício (Shanka-prakshalan) consistia em beber, em jejum, uma série de 4 copos de água quente e salgado (menos salgada que a de sábado, mas...). Depois de uns exercícios para fazer a água descer, cagar no penico. Beber mais água até que só se caga a água da cor da que se bebe (incolor portanto).
14:30 Relaxar muito. Almoçar um arroz de jasmim cozido com ghee (manteiga clarificada).
17:00 Arrumar tudo para voltar.
18:00 Parar em Longroiva para um "banho" de água enxofrada. Para a próxima temos que incluir no fim de semana de kriyas um verdadeiro banho nas termas.
18:30 Visita a Marialva. Uma "visita de médico" pois o guia estava a fechar as portas. Acho que tem que se acabar sempre com uma visita a Marialva. Ao que se segue uma visita ao café para um queijo, presunto e um fino.
19:00 De volta a casa.
21:30 Chegada a Aveiro.
24:00 Dormir.

Hoje sinto-me muito mais feliz e seguro comigo mesmo. Sinto-me mais limpo e funcional. Não levei nenhum dos exercícios até ao objectivo final (a água límpida) porque, como era a primeira vez que os fazia, demoraria muito tempo (mais ainda do que demorei) a atingir a verdadeira limpeza. Não porque não os soubesse fazer, mas porque a quantidade de porcaria para desbloquear e sair era muita. Nós somos uma verdadeira arca de imundice.

É uma experiência a repetir.

Sem comentários: