quarta-feira, março 17, 2004

O freak que eu sou...

No outro dia falei de pessoas que perseguem os seus sonhos e que mudam a sua vida à procura de os realizar. Como reacção recebi algumas mensagens de pessoas que partilham da mesma opinião e que elas próprias fizeram-no no passado ou pensam fazê-lo no futuro.

Como o Mário que me escreveu: “Identifico-me com a grande parte das coisas que dizes... Porém garanto-te que o tempo passa e cada vez mais é difícil mudar de rumo... é a inércia própria da vida. Porém concordo que nunca é tarde. E porque o sonho comanda a vida, não te dou muito tempo para ires para Foz Côa.” Ou o Frederico que me telefonou para dizer que o sonho dele é escrever um livro fechado numa casa do interior. Apesar de quase toda a sua vida profissional ter sido levada a cabo fora deste país (Dinamarca, Noruega e Inglaterra) o seu sonho é voltar e ter um canto qualquer, como todo o emigrante.

Mas, há mais pessoas das quais não falei e de quem recebo exemplos todos os dias, como a Cristina, a minha professora de Yoga, que decidiu arriscar e construir o seu próprio espaço de prática cá em Aveiro, investindo muito dinheiro e acima de tudo muito tempo e suor, perseguindo um sonho (quando quiserem experimentar peçam o endereço... Vale a pena!). Tenho também o exemplo do Miguel que começou a vida investindo 1000 contos (ganhos a dar aulas em Torre de Moncorvo) numa loja de computadores que hoje é a que tem maior volume de negócio em Portugal (Chip7). Ou o Pitta que como não tinha companheiros foi para a América-latina sozinho e voltou cheio de recordações inesquecíveis.

Claro que tudo isto tem custos e no final de contas todos sonhamos com a tal casa no interior porque sonhamos com a segurança e a estabilidade. E realizar algumas destas empresas (no sentido de aventura) é precisamente saltar para o imprevisto, por mais que se pense bem nos prós e contras. Além disso, por pouco que seja é sempre preciso algum dinheiro. Ou não, dirão alguns... Pode-se sempre pedir emprestado!

Mas voltemos aos meus sonhos, porque afinal de contas eu é que criei o blog. Outro sonho é aprender mais sobre vinhos e sobretudo aprender a fazê-los. E claro, que para além de ter umas ovelhas e fazer queijo, posso sempre ter um terreno com uva e fazer vinho. Mas ainda não tenho nem o terreno e nem o know-how... (Tenho que pedir umas lições à Filipa.) Mas isto tudo porque há quem tenha dinheiro e esteja interessado em investir na produção de vinho no Douro. E eu posso ajudar, mas não a fazer vinho... Por enquanto!

Isto tudo leva-me a pensar qual é o sonho que persigo no meu trabalho actual. Tenho sérias dúvidas que os meus sonhos coincidam com os sonhos dos meus pares e acima de tudo com os dos gestores da empresa. Às vezes tenho a sensação que sou um freak e que à minha volta não encontro muitos que pensem como eu.

Senão vejamos: Não ligo a futebol; não jogo futebol, nem basquete; não compro revistas de carros e nem sei quantas rotações dá o meu jipe; pratico Yoga; venho para o trabalho de bicicleta ou a pé; não visto pullover, nem sapato de sola; tenho o cabelo comprido; tenho e gosto de tatuagens; bebo 2 litros de água por dia; leio o jornal; leio banda desenhada; oiço muita música; compro móveis no IKEA; viajo (quando posso) e de preferência para longe; só fui 2 vezes ao Algarve; faço nudismo; tenho hobbies como a fotografia ou o BTT; consigo escrever uma frase sem ter 10% de erros de português; e sei lá que mais posso dizer de diferente... E faço o mesmo trabalho que os outros, mas às vezes custa ter assunto para alguns! (quem ler a lista acima pensa mesmo que sou um freak.)

Mas o que vai mudar se eu mudar de emprego? Na área onde trabalho é assim... Já viram um engenheiro que passe horas a fio em frente a um computador e que seja normal? (isto são generalizações, claro!)

No entanto o melhor de tudo é que hoje tenho aula de japonês! Se trabalhasse em Inglaterra se calhar estava a aprender indiano ou paquistanês...

1 comentário:

Anónimo disse...

Tatuagens cravadas no corpo..feridas abertas que insistimos em lamber com repetitivos gestos felinos. Tiramos as garras para fora mas o som que se ouve .. um miar esfomeado de quem sempre foi mal amado.. Parar..virar as costas e colocar a flor amarela no bolso de tras das calcas... Todos os dias esquecemos o objectivo desta vida terrena.. Costas direitas..olhar para a frente..SORRIR SORRIR