quarta-feira, maio 05, 2004

God is a comedian…

Não é que eu acredite! Mas inspira-me, por vezes, ler o horóscopo. Não é que não acredite! Mas há dias que leio!

Mas há um dia da semana em que não deixo de ler o horóscopo. Mas não é um qualquer. É o Freewill Astrology, às quartas-feiras.

Freewill Astrology

Foi um hábito que ganhei do meu tempo nos Estados Unidos. Acho que nos momentos menos bons procuramos saber se vão passar e agarramo-nos a oráculos que nos possam trazer respostas. Descobri este através do meu amigo Ben. Vale porque não nos dá respostas, mas leva-nos a pensar. Pode até não ter nada a ver com as estrelas, que dizem nos dita o destino ou pelo menos cria ambientes propícios a certas acções, mas todas as semanas põe-me a pensar em mudar qualquer coisa em mim no sentido da boa vontade (isto parece saído de uma qualquer religião).

É escrito por um "lunático" que por sinal vive em Marin County, Califórnia, a zona onde eu vivia quando por lá passei e onde vive toda aquela comunidade hippie que resultou dos loucos anos 60. O seu nome é Rob Brezsny, se isso interessa para alguma coisa. E no verão passado andou a casar gente no Burning Man, um festival inexplicável no meio do deserto do Nevada e que é uma das coisas que ainda me vai fazer voltar aos Estados Unidos, porque foi uma das coisas que me arrependo de não ter presenciado.

Mas, estava a falar dos horóscopos, e esta semana permito-me partilhar a mensagem que lá está para o meu signo (Leão):
"God is a comedian playing to an audience that is too afraid to laugh," meditou o filósofo francês do século XVIII Voltaire. O que é irónico, eu acrescentaria, é que no momento em que te enches de coragem para rir, as piadas de Deus tornam-se estimulantes mais do que cruéis. Têm um efeito purificador, e frequentemente tendem a destruir os obstáculos aos teus sonhos. Estás preparado para a transição, Leão? O presságio planetário sugere que amadureceste suficientemente para achares que o próximo murro divino é histericamente cómico.

Por outras palavras, se não tivermos capacidade de rir das coisas más que nos acontecem perdemos a capacidade de viver... felizes! Eu continuo a tentar rir-me todos os dias dos murros divinos. Às vezes é difícil, mas tento...