sexta-feira, julho 16, 2004

Palhaça: Enquadramento e algumas Personagens

Há uns tempos que ando a pensar num guião para uma série cómica de TV para o segundo canal, depois das 4h da manhã. Uma coisa simples baseada em pormenores engraçados da vida profissional de um grupo de funcionários de uma fábrica de chouriços – SEC – Sociedade de Enchimento de Chouriços. Nesta fábrica entram porcos e saem chouriços. Moem-se os porcos e enchem-se os chouriços.

A fábrica fica na Palhaça (Aveiro) e esse seria o nome da série – Palhaça.

Já pensei nalgumas personagens! Ah! E claro que esta série é ficção e qualquer semelhança entre ela e a realidade é pura coincidência.

Joel Fagundes – O director. É catequista, mas todos os dias ao almoço bebe bastante "sangue de Cristo" e um escocês, pelo que já se sabe que de tarde convém não lhe dirigir a palavra. O mesmo se passa nas primeiras horas do dia. É frequente passar pelas pessoas e nem sequer as ver, preocupado com os problemas dele, que só ele entende e só ele cria. E foge deles como o diabo da cruz e por todos os meios tenta os passar para os outros ou adiá-los até que passem ao esquecimento.
Dirige ao pessoal mensagens com passagens da bíblia e é frequente falar "em coisas" e em "aqueles assuntos" que ninguém percebe bem o que são.
Fala sempre aos berros e usa o calão para se sentir ao nível dos empregados, mas como é normal não consegue. Nem consegue sequer usar o calão!

Ambrósio Graciano – O sub-director. Põe uma gravata especialmente para fazer comunicações aos empregados, mas corre a tirá-la assim que acaba a reunião. Arranja sempre um desculpa para tudo, mesmo para aquilo que não precisa dela.
Tem umas piadas "engraçadas" que roçam o cinismo e acima de tudo acha que já é adulto e sabe gerir empresas.
Pela manhã cumprimenta toda a gente com um "Bom Dia, Senhor"... Pensa-se que é dirigido a Jesus!

Alípio Borralho – O chefe da equipa de enchimento. Parece um tradicional guarda da GNR, com o sotaque lá de "xima" e com as faces rosadas. Nasceu numa pequena aldeia de Trás-os-Montes e foi viver para a grande cidade, mas vai a casa da mãe todos os fins-de-semana para lavar a roupa e trazer a comida pronta para a semana toda. Tem quase 40 anos.
Não sabe cozinhar e acha que todos os homens são como ele. Não sabe o que come até a comida estar na mesa. Não se sabe porque trabalha numa fábrica de chouriços porque nem sabe para que servem.
Não confia em ninguém, nem na própria sombra. Esta tem que lhe reportar onde anda quando não aparece em locais escuros.
Gosta dos seus sapatos de sola de pele, mas às vezes usa sandálias... Com meia! Felizmente preta!
Não sabe o significado da palavra "desodorizante" e é normal cheirar a estrugido. Não se sabe de onde vem o cheiro, pois não cozinha!

Rodrigo Rodrigues – Um "anormal" funcionário. Usa piercings e tatuagens. Enche chouriços o dia todo.

Sem comentários: