quinta-feira, julho 08, 2004

Hayao Miyazaki

Quando há dias escrevi aqui sobre o Conan O Rapaz do Futuro não falei do seu realizador - Hayao Miyazaki. Nem (falha minha) falei da sua última longa metragem de animação "Sen to Chihiro no kamikakushi" (O desaparecimento misterioso de Chihiro e Sen), mas mais conhecida por "Viagem de Chihiro" ou "Spirited Away" e que ganhou o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Berlim de 2002 e o Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação.

Hayao Miyazaki

Do realizador, para além do nome e de que foi o autor/realizador do Conan O Rapaz do Futuro e do Viagem de Chihiro, só sei que foi também o realizador do filme "A Princesa Mononoke". Ah! E que é japonês... Mas a minha professora de japonês disse que ele realizou, também, uma série passada na cidade do Porto. Tenho que saber qual...

Sen to Chihiro no kamikakushi

Acerca do filme Viagem de Chihiro, que vi há uns meses, graças ao empréstimo do DVD por parte do meu colega Correia, só posso dizer que é uma história muito bonita de uma menina chamada Chihiro (óbvio) que se perde num Spa para espíritos, que fica para além de um túnel, em que os pais se metem à procura do caminho para a sua casa nova (Tunnel no mukou wa fushigi no machi deshita - Para lá do túnel estava a cidade misteriosa).

Como se pode ver é uma história de ficção tipicamente japonesa. Uma história que era suposto não existir porque a intenção de Hayao Miyazaki era abandonar a realização de animes depois d'"A Princesa Mononoke". Mas, inspirou-se na mal-humorada filha de um amigo e decidiu fazer A Viagem de Chihiro quando percebeu que as raparigas japonesas, ao contrário dos rapazes, não tinham uma heroína de personalidade marcante na qual se pudessem rever. Chihiro é uma personagem de espírito forte, decidida (por vezes chata) e que corre atrás das soluções para seus problemas, foi criada para servir de modelo às raparigas japonesas, inspirando-as a lutar pelos seus ideais de maneira mais activa. Isto para uma sociedade ainda mais machista que a nossa...

Andei a vasculhar a Internet e é surpreendente a quantidade de informação que se arranja sobre o filme e até sobre o realizador. E uma das que mais gostei foi uma curiosidade que diz que a cena (do filme) da limpeza do espírito do rio é baseada num acontecimento real na vida de Hayao Miyazaki onde uma certa vez, o realizador ajudou a limpar um rio e, entre outras coisas, retirou uma bicicleta de lá. Esta cena é uma das mais impressionantes do filme (para além das características normais destes animes como pessoas a empanturrar-se com comida; porcos; e personagens a voar) e conta como um espírito de um rio, mal cheiroso, asqueroso e porco recorre aos serviços do Spa para fazer uma limpeza. A Chihiro, que no entretanto já se chama Sen (já explico) e que está a trabalhar no Spa (também já explico) fica como responsável do banho do espírito e consegue limpá-lo ao ponto de retirar uma bicicleta que está cravada no espírito. Vocês não imaginam a quantidade de porcaria que sai do rio (é fácil de compreender depois de ter estado no Japão e de viver em Aveiro) e no final a Sen (Chihiro) recebe uma recompensa, do espírito, pelo excelente trabalho.

Sen to Chihiro no kamikakushi

Pronto, falta explicar porque a Chihiro passa a Sen. Pois bem, na imagem em cima do filme, está escrito o nome do filme em Japonês "Sen to Chihiro no kamikakushi", o primeiro símbolo (kanji) é o "Sen" que quer dizer mil (número 1000), mas aqui é um nome, o segundo símbolo (hiragana) é "to" que quer dizer "com" ou "e", o terceiro e quarto conjugados (ambos kanji) quer dizer "Chihiro" que é um nome, o quinto símbolo (hiragana) é "no" que quer dizer "de", de possessão e os três últimos símbolos (dois kanji e um hiragana) é "kamikakushi" que quer dizer desaparecimento misterioso. Ou seja, traduzindo à letra dá "Sen e Chihiro do desaparecimento misterioso" o que quer dizer "O desaparecimento misterioso de Sen e Chihiro". Isto tudo para explicar que o primeiro símbolo de Chihiro é Sen e quando esta é aprisionada no domínio dos espíritos pela dona do Spa, esta última dá-lhe um novo nome soprando o último símbolo do seu nome original. Sendo humana, ficando aprisionada no mundo dos espíritos onde é conhecida por Sen, tem que trabalhar no Spa. Porquê? Vejam o filme!

No entretanto, o meu amigo Frederico tem disponibilizado à razão de um episódio por dia, a série completa de Conan O Rapaz do Futuro em formato AVI com compressão DivX. Já fiz download de três episódios e já há quem fique fora das horas normais de trabalho para ver a sequela. Já há quem tenha comprado os três primeiros DVDs oficiais (a segunda série de três DVDs só sai em Outubro). Hoje deve vir o episódio 4!

Sem comentários: