quinta-feira, fevereiro 08, 2007

X-Wife Taking Control

Há algum tempo que não ia a um concerto de rock. Sinceramente, já nem me lembro do último que fui. Mas, diria que foi o Super Bock Super Rock de 2004… Não! Foi a Siouxsie em Londres, em 2005. Mas por 7 euros não podia perder um concerto, aqui em Aveiro, numa sala minúscula e num espaço que não conhecia sob este conceito. Assim, faz hoje uma semana fui ver os X-Wife no auditório do Mercado Negro.

Digamos que a sala não será muito maior que a minha sala de casa, em anfiteatro, mas infelizmente com cadeiras… Mas estou-me a adiantar! Digamos que o bilhete que comprei dizia que tinha que o trocar pelo verdadeiro no dia e no local do concerto. E por isso cheguei às 22:15 (o concerto era às 23:00) ao Mercado Negro. Mas, ninguém sabia onde e como se fazia a troca. No balcão diziam que era no auditório e no auditório mandavam-nos para o balcão. Estaria tudo bem se o balcão e ao auditório não fossem um em cada lado do estabelecimento e em andares diferentes. Mas lá consegui “trocar” o bilhete temporário, colorido e bem feito, por um papel de rifa com um carimbo dos X-Wife em vermelho… O que vale é que nos deixaram ficar com o bilhete!

Mas voltemos então ao concerto: tenho pena que, apesar de ter melhorado no último CD, o vocalista continue a usar a reverberação, o eco e os gritos para disfarçar o facto de ter vergonha da sua vocalização ou não se sentir confortável com a sua voz. E, apesar de não conseguir ver muito do que se passava no “palco”, devido a um tipo imóvel que ficou duas filas à minha frente, gostei da actuação do baixista que não parou um segundo e ainda deu um gostinho ao dedo e tocou um pouco do “She Lost Control” dos Joy Division a pedido do público. O teclista com a sua sempre presente camisa às riscas fez o que lhe competia sempre muito atento ao que se passava. Mas, tenho pena de não conseguir ver o baterista, que substituiu muito bem a caixa de ritmos que normalmente fazia os concertos dos X-Wife (acho que foi assim que os vi no tal SBSR de 2004).

O concerto foi muito bom, apesar de não nos conseguirmos mexer por causa das cadeiras, de não conseguirmos respirar por causa do fumo (a sala tinha muito má circulação de ar, para não dizer que não tinha nenhuma) e de não podermos levar bebidas para dentro da sala. Mas tudo isso era alheio aos X-Wife que passaram o tempo a dizer que nos divertíssemos e que éramos muito tímidos. Não sei se estaria à espera que fizéssemos stage diving mas ao contrário, da plateia para o palco (que estava num nível mais baixo).

Ouvi coisas que me lembraram Suicide em certas partes, roçaram os The Jesus And Mary Chain de Automatic, houve mesmo momentos muito rock’n’roll próximo dos The Gun Club e por vezes pareceu-me ouvir o Lux Interior em palco (eu disse ouvir). Mas afinal não, eram os X-Wife Taking Control.

X-Wife Tour

Vão ver…Hoje em Coimbra, amanhã em Leiria, depois de amanhã em Tondela, e depois em Lisboa, Caldas da Rainha, Esposende, Porto, Vila Real e Braga. Vejam no site deles onde e como.

2 comentários:

Nuno Guronsan disse...

E eu ontem estive a ouvir o sr. Trent Reznor. Boa companhia, não concordas?

Luis Pitta (r) disse...

Isto fez-me lembrar uns fantásticos concertos de rua (meio rua meio bar) no Rio de Janeiro em 2003, a unica vez que la estive. Memorável e inesquècivel. Foi lá que conheci um Filandês que me deu ideias para as férias com menos gente: Chernobyl. E foi a partir desse dia que tenho lido estas (outras) crónicas fantas(magori)ticas:

http://www.angelfire.com/extreme4/kiddofspeed/chapter11.html

Fica a referência.

Abraço :-)