domingo, dezembro 11, 2005

Vamos tomar um cafezinho?

Portugueses desperdiçam milhões de horas de trabalho por ano: o equivalente a 5,8% do PIB

Os portugueses desperdiçaram 1.574.203.400 horas de trabalho no ano passado. Uma enorme cifra com dez algarismos e que, para uma população activa próxima de 4,2 milhões de pessoas, significa que cada trabalhador português desperdiçou, durante 2006, mais de 42 dias úteis de trabalho, à média de oito horas diárias. São mais de 65 milhões de dias de trabalho perdidos em 2004.
A um custo médio de 5,17 euros por hora de trabalho, as pausas para o café, absentismo, as baixas, as pontes, os feriados, as greves e o tempo útil desperdiçado devido à falta de organização das empresas e das organizações representará um total de 8143 milhões de euros. O equivalente a 5,8% do PIB.
Os dados constam do último relatório da consultora Proudfoot sobre produtividade. De um conjunto de nove países analisados, Portugal está no penúltimo lugar do "ranking", conseguindo apenas maior produtividade que a Hungria e, ainda assim, com vantagem de apenas um ponto. Por cada hora de trabalho, os portugueses produzem 64% a menos que os franceses, 48% a menos que os americanos e 21% a menos que os espanhóis.
De acordo com as conclusões do estudo, o baixo nível produtividade deve-se sobretudo ao fraco nível planeamento e à insuficiente gestão operacional das empresas. A falta de liderança e de supervisão é a segunda razão apontada. A título de exemplo, a Proundfoot refere que mais de metade dos sistemas de controlo do trabalho são inapropriados. E dos sistemas que funcionam, cerca de um terço precisam de ser melhorados. Outro dado curioso com reflexo directo nos níveis de produtividade, são as reuniões de trabalho: metade são realizadas sem agenda.
O enorme desperdício de horas de trabalho não significa que os portugueses trabalhem menos que os outros. Devido À baixa produtividade, cada português trabalha uma média de 1718 horas anuais. Na europa, só os espanhóis e os húngaros roubam mais tempo ao lazer. A baixa produtividade é, aliás, o principal factor que justifica as diferenças de PIB "per capita" conclui o relatório. Em Portugal, por exemplo, o PIB "per capita" é metade do americano. E destes 50 pontos percentuais de diferença, 48 derivam da menor produtividade. Os espanhóis têm um PIB "per capita" 14% superior, mas uma produtividade 21% superior, pois trabalham menos horas com uma população activa menor.

EUA x Europa
Fora da Europa, na Austrália e nos EUA, trabalha-se mais do que na maioria dos países europeus. "Há uma diferença nos níveis de produtividade entre a União Europeia e os EUA: os americanos têm uma produção por hora de trabalho 8% superior", confirma Nicholas Crafts, professor de Hhistória Económica da London School of Economics.

Por Álvaro de Mendonça
in Expresso, 10 de Dezembro de 2005

1 comentário:

Anónimo disse...

O Rui, que se lixe! Se nos trabalhamos menos 42 dias por ano e so perdemos 5% do pibe... Eu nao me importo nada de nao trabalhar 42 dias, 1 mes e meio, e so perder 5%! So trabalha quem nao sabe fazer mais nada!
luisboticas