terça-feira, dezembro 27, 2005

Resoluções de 2005

Há um ano deixei aqui as minhas resoluções para 2005. 12 meses depois chegou a altura de fazer uma análise sobre o que realmente cumpri dessas resoluções. E assim analisar quais as minhas resoluções para o ano que vem.

A primeira resolução do ano passado continua sempre em contínuo desenvolvimento. Depois do escritório, do quarto dos hóspedes, do aquecimento, seguiu-se a cozinha e umas coisas novas no quarto. Nunca telefonámos ao homem da lenha, mas arranjei o autoclismo. Espera-me ainda os anexos, que estão muito próximos das imagens que há um ano víamos vindas da Tailândia.

A segunda resolução foi até ampliada para além do que disse nessa altura. Ainda tenho a Vespa do PP, mas sei que ele em breve a quererá de volta e se não a quiser eu próprio a devolverei. Nessa altura compro uma para mim, porque gosto mesmo da liberdade que me dá um veículo de duas rodas. Mas, há um mês comprámos um carrito novo (em segunda mão). Mantivemos o jipe, mas com a subida do preço do gasóleo e com o inverno à porta quisemos melhorar a nossa conta bancária mensalmente, poluir menos e melhorar as minhas deslocações em tempo de chuva.

A terceira resolução continua a ser a alegria da casa. A Cinzas! E até já conseguiu que a minha sobrinha mais velha tenha perdido parte do seu pavor aos animais.

Quarta resolução! A minha (nossa) positividade. Confesso que houve recaídas graves aquando da minha mudança de emprego e que houve alturas que me custou mesmo ver os cinzentos. Mas a prova de que estou mais positivo é a história sobre o "empréstimo", que toda a gente mete as mãos na cabeça quando ouve e que nós encarámos com a maior das calmas (embora tenha noção que ainda vá dar chatices). Além disso em breve estarei de novo entre-empregos (aquilo que normalmente chamariam de desemprego) e só penso nisso com uma ansiedade enorme apenas porque queria que fosse já amanhã.

Sobre o Yoga e a importância que isso tem para a minha vida, e que na altura pus aqui como quinta resolução, só penso que poderia fazer muito mais e que houve alturas que fui preguiçoso. Mas Yoga não é só ir às aulas e fazer umas posturas bonitas. Yoga é aplicado em tudo o que fazemos. E o que disse no parágrafo anterior é Yoga. Mas ainda não consegui chegar aos 70 Kgs, embora queira ter como resolução este ano (novamente) perder uns quilos. Sim! Porque este ano em vez de perder ganhei...

Houve resoluções que temia não cumprir, porque estavam mais no nível do sonho ou porque sabia que não me seria permitido despender esse tempo ou dinheiro. Como aquela de tirar um curso para professor de Yoga. O que eu queria tirar era em Inglaterra, mas é impraticável em termos económicos ou mesmo em termo de disponibilidade temporal. Mas pode ser que o curso venha a Portugal e eu vou agora a Londres, em Janeiro, experimentar o "duro" exercício de meditar em grupo durante 12 horas, o que me dará de certeza para pensar bem nesta resolução.

A casa da minha avó em Almendra também estava nas minhas resoluções deste ano que agora acaba. Confesso que fizemos um esforço enorme para a limpar. Um esforço tão grande que a vontade de lá voltar diminuiu. Tenho imensa saudades daquilo tudo, mas a casa não tem as condições ideais para ser usada no Inverno, mas espero poder usá-la mais na primavera.

Quanto ao leitor de CDs... Ganhei um Zen Micro!!!!

Durante os próximos dias de férias pensarei que resoluções tomarei para 2006. Não sei se farei como as resoluções que (não) tomei em termos profissionais em 2005 e que afinal de contas foi a área da minha vida que mais dominou o ano. Se calhar foi precisamente porque não tomei nenhuma resolução e assim não tinha objectivos. Mas este ano penso tomar algumas resoluções em termos profissionais ou em termos de carreira, porque provavelmente a minha vida será mais dominada pelo sector pessoal, e não posso permitir que haja outros sectores tão exigentes para com o meu tempo.

Até para a semana!

Sem comentários: