domingo, outubro 19, 2008

Redes virtuais profissionais reuniram-se em Aveiro

Este artigo saiu no caderno de Economia do Diário de Aveiro, na terça-feira, 30 de Setembro e refere-se a um acontecimento ocorrido na sexta-feira anterior, dia 26 de Setembro de 2008. Como podem ler foi um sucesso e já se adivinha quando ocorrerá o próximo... Estejam atentos!

Redes virtuais profissionais reuniram-se em Aveiro

Encontro de utilizadores de redes sociais virtuais em Aveiro promoveu a troca de informação, ideias e oportunidades

Os utilizadores aveirenses das redes sociais da Web "Linkedln" e "The Star Tracker" deixaram o mundo virtual em casa e reuniram-se na sexta-feira passa-da,"em carne e osso", no Hotel "As Américas", em Aveiro, trocar informações, ideias e oportunidades - algo que já estão habituados a fazer juntos, mas em frente ao computador.

Pretendeu-se com este evento a promoção da convivência entre os participantes, como forma de ampliar a rede de contactos profissionais, promover negócios ou actividades profissionais, trocar impressões, encontrar novas oportunidades de negócios ou parcerias entre empresas. Acima de tudo, a intenção passou por "trazer para o mundo físico e real do dia-a-dia, as potencialidades das. duas redes virtuais", refere Rui Gonçalves, organizador do jantar-convivio e membro fundador do "The Star Tracker".

Para além dos membros dos grupos de Aveiro do "LinkedIn" e do "The Star Tracker", o evento reuniu todos os que, tendo a região de Aveiro como denominador comum, pretendem aumentar a sua rede de relações como variável de sucesso - pessoal, social, profissional e/ou empresarial. Segundo a organização, cerca de 60 pessoas participaram no jantar, o que para uma primeira edição é um número que os mentores do evento consideram "razoável".

Apesar do evento ter um carácter regional (dado que juntou profissionais de vários sectores que têm ou tiveram ligações à região de Aveiro), acabou por se estender a outras zonas do país, pela deslocação de profissionais desta região para outras cidades,tais como Porto, Viseu e Lisboa. Além disso, estiveram também presentes, profissionais ligados à região, que trabalham fora do país e empresários cuja visão ultrapassa já as fronteiras. "Apesar de haver um denominador comum, que é a região de Aveiro, a sua abrangência é claramente nacional e com uma visão internacional, pois é para aí que se apontam os novos caminhos", esclarece Rui Gonçalves.

"LinkedIn" e "The Star Tracker"

Tanto a "LinkedIn" como a "The Star Tracker" são redes virtuais sociais orientadas para o campo profissional, muito diferentes do "Hi5", mais conhecido de uma camada mais jovem da população e com cariz de socialização. Ambas as redes permitem aos seus membros interligarem-se com amigos, colegas e ex-colegas de empresas, ter referências e mostrar o seu currículo online.

A rede "The Star Tracker" foi criada em Novembro de 2007 pela consultora de recursos humanos Jason Associates, com o objectivo de congregar uma rede de talentos portugueses, com uma perspectiva global de carreira, orgulho no seu país e dando especial atenção àqueles que se encontram noutras partes do planeta. É uma rede para portugueses onde só se pode ingressar por convite de quem já seja membro e onde os convites são muito limitados.

Já a "LinkedIn", mais antiga, criada em Maio de 2003, na Califórnia, é uma rede aberta, onde qualquer pessoa de qualquer nacionalidade se pode inscrever, convidar outras pessoas e expor abertamente o seu currículo e os seus interesses.

Para que servem as redes sociais?

Ambas são redes sociais orientadas para o campo profissional, onde se pode procurar e obter contactos, negócios e até novas perspectivas profissionais. Ambas as redes permitem aos seus membros (que já se conhecem na vida real) interligarem-se com amigos, colegas e ex-colegas de empresas, ter referências e mostrar o seu currículo online.

Qual a diferença entre ambas?

A rede "The Star Tracker", com 18.739 subscritores (110 de Aveiro), é, claramente, para portugueses e numa lógica de rede mais restrita. O "LinkedIn", com mais de 25 milhões, tem um carácter internacional e mais virado para o percurso profissional e de referência O grupo "Aveiro" do "LinkedIn" reúne mais de 150 profissionais que têm ligação à região. No "The Star Tracker" só se entra por convite. O "LinkedIn" é global, apenas é necessário aceder!

Sem comentários: