sexta-feira, agosto 19, 2005

A caminho do eclipse

Faltam menos de dois meses para o grande acontecimento astronómico de 2005. Tem lugar na manhã de segunda-feira 3 de Outubro. É um eclipse anular do Sol que atravessa o norte de Portugal e pode ser visto em todo o país. Ao contrário de eclipses parciais a que temos assistido, este evento não poderá passar despercebido.

Nesse dia, as posições relativas da Terra, Sol e Lua são tais que o nosso satélite se coloca à frente do astro-rei, mas não consegue escondê-lo por completo. Observadores colocados no coração do acontecimento vêm o disco solar enegrecido no meio, mas com um estreito anel de luz em torno desse buraco negro. É um eclipse anular do Sol.

Para ver o ânulo é preciso estar numa estreita faixa de centralidade que atravessa o norte de Portugal Continental, vinda da Galiza. Os observadores melhor situados serão os que estiverem numa linha que passa perto de Bragança e de Miranda do Douro. Ao longo dessa linha o ânulo aparece quase perfeito, com uma espessura quase uniforme em volta do Sol. Fora da faixa de centralidade, que tem a largura de uma centena e meia de quilómetros, vê-se a Lua dentar parcialmente o Sol, sem nunca penetrar totalmente no seu centro. Aí, o eclipse é parcial.

Há quem comece já a fazer planos para ver o eclipse nas melhores condições. O Nuclio, Núcleo de Divulgação de Astronomia, em colaboração com a Sinergiae, organiza uma viagem ao coração do evento. No programa (www.nuclio.pt) incluem-se palestras, passeios e, claro, a observação colectiva do eclipse perto de Bragança.

Viaje-se a Trás-os-Montes ou veja-se o eclipse de outro local, 3 de Outubro é uma data que vale a pena marcar já na agenda.

Nuno Crato in Expresso 18 Agosto 2005

Sem comentários: