sexta-feira, março 20, 2009

Vetter 33

Afinal a tal cerveja que tinha 33% de álcool... Bem, não são 33% de álcool, mas sim 33% de densidade. A cerveja tem "apenas" 11 a 13 graus de álcool.

Mas mesmo assim foi um recorde mundial e constou do Guinness Book of World Records (1994) como a cerveja mais "forte" do mundo, com 33% de malte no seu peso e 37,91% do seu volume.

Para quem faz cerveja, a densidade é um conceito normal, mas se calhar não o é para um normal consumidor. Assim, quando se está a fazer uma cerveja vai-se medindo a densidade da cerveja conforme ela vai fermentando com um densímetro. É um tubo, semelhante a termómetro, que tem um peso numa ponta e bóia na cerveja. Quando os açúcares dos cereais (ou aditivos) são transformados em álcool e dióxido de carbono (passam de sólido a líquido e gasoso) a densidade da cerveja vai baixando e o densímetro vai se afundando na cerveja. Quando o nível do densímetro estabiliza e não há sinais de fermentação (borbulhar) a cerveja está pronta a ser engarrafada.
Se pensarmos que quando estamos a beber uma cerveja Super Bock cerca de 80% do que estamos a beber é água, 6% é álcool e os restantes 4% é sólido (malte) podemos ver que a consistência desta Vetter 33 é 8 vezes superior. Um verdadeiro almoço!

Neste momento já existem cervejas com 64% de densidade.

Ah! E acima dos 16 graus de álcool já não há qualquer tipo de fermentação, por isso nenhuma bebida fermentada consegue chegar acima dos 16 graus (embora já li que em laboratório já se conseguiu os 20 graus). As bebidas com mais de 16 graus são destiladas (ex: aguardente, whiskie, etc) ou tem álcool adicionado (ex: vinho do porto, xerez, etc).

Antes de acabar, perceberam agora porque é que quando bebemos uma cerveja temos vontade de urinar? Com 80% de água é mais que normal. Mas se calhar não perceberam é porque é que com tanta água nos sentimos desidratados quando bebemos muita cerveja (aquela sensação de que andámos a lamber papel mata-borrão e a urina muito amarela). Pois bem, o nosso fígado para decompor o álcool precisa de muita água e por isso quanto mais álcool ingerimos ou absorvermos mais desidratados ficamos. E como já deitámos muita fora durante a noite (nas milhentas idas ao quarto-de-banho)...

Mas o importante é que levo comigo 1l de Vetter 33!

"The Brauhaus Vetter brewpub in Heidelberg produces Vetter 33 (it's original gravity is 33 Plato), a cloudy amber beer with a concentrated malt nose, huge and very rich clean malt flavor, high alcohol (11 percent by volume) and a very long sweet malt aftertaste." in The Best Beers of Germany

Sem comentários: