quarta-feira, junho 29, 2005

Disempregário - Dia 26

Já tenho emprego! Amanhã é o meu primeiro dia no meu novo emprego.

É surpreendente como a sociedade nos pressiona para que não sejamos desempregados. Nestas 4 semanas, penso que o que mais me surpreendeu foi como a nossa família e amigos se preocupam e nos olham quando estamos desempregados. Toda a gente fica de boca aberta quando digo que estou desempregado, ou entre empregos, como se fosse uma doença horrível. Como se a qualquer momento saltasse do meu peito um bicho e me devorasse as entranhas, porque estou "desempregado".

Apenas uma pessoa me deu os parabéns por estar "desempregado", por ter deixado um emprego que me corroeu as entranhas devagar, devorando um bocado todos os dias, até quase deixar de ser eu mesmo. Todas as outras ficavam surpreendidas quando eu dizia que não estava preocupado e que estava de "férias".

Mesmo a "rejeição" de que falei no último post, deveu-se em muito ao facto de estar a ser avaliado e pressionado pela sociedade para arranjar emprego. Apesar de ter sentido, a verdade é que o peso de ter que dizer que continuava "desempregado" era muito.

Mas já, três pessoas, deram-me os parabéns por estar "empregado".

E o melhor é que nestas situações há sempre outros problemas. Porque se estamos "desempregados" e vamos a várias entrevistas, porque temos que arranjar um emprego depressa, depois corremos o risco de receber várias propostas na mesma hora. E, depois quando escolhemos uma delas, vamos sempre pensar que a outra podia ter sido a melhor, se a primeira correr menos bem. E se não queremos nenhuma? Aceitamos porque precisamos de "emprego"?!

Mas o fantasma do desemprego dissipou-se. Pelo menos por agora... Porque ele paira aí em todas as esquinas deste país! Estejam atentos e tenham medo, muito medo, porque a sociedade não aceita desempregados, mesmo agora que os existem em toda a parte e o número não pára de crescer.

Por acaso, na minha área, posso dar-me ao luxo de poder estar "desempregado", mas será que vou sobreviver ao facto de que estou de novo "empregado"?

1 comentário:

Cris, a jardineira disse...

A sério que só uma pessoa te deu os parabens por estares desempregado?!
Só uma mesmo?!

Realmente, somos todos os "normalizados".