terça-feira, outubro 20, 2009

Fontão (ou não)

Sábado fui andar de bicicleta com o João Oom. Ele veio passar o fim-de-semana cá a Aveiro e estava com saudades de uma volta de bicicleta e de uma ida ao Fontão. O Fontão é um lugar que fica entre Angeja e Albergaria-a-Velha, onde acaba a planície do vale do rio Vouga e começam os declives acentuados formados pelos rios e ribeiros que aí desaguam. Ou seja onde o nome Bicicleta de Montanha começa a ganhar nome sobre Bicicleta Todo-o-Terreno (BTT). Além disso é uma zona de forte cariz agrícola onde a distância à cidade parece muito maior que os meros 10 quilómetros percorridos para aí chegar.

Assim, saímos cedo e fizemos os caminhos pelo vale do Vouga até atravessarmos a ponte de Angeja (junto à Nossa Senhora das Neves - presumo que o culto seja porque uma vez nevando na Serra do Caramulo é garantido que não falta água por aqui). Não fomos ao leitão, mas começámos a subir a encosta até ao seu topo. Em cerca de 750 metros subimos dos 8 aos 80 metros de altitude (um declive médio de 10%).

Depois veio a procura do caminho para descer a encosta para o outro lado - o lado do Fontão. Pois! Haviam muitos caminhos até ao vale, mas as pontes pedonais desapareceram e atravessar o rio não era fácil. Os costumes destas gentes mudaram e infelizmente os caminhos pedonais começam a perder-se. Fizemos 4 descidas por caminhos diferentes e em todas o resultado foi frustrante e tivemos que voltar a subir a encosta de novo. Andámos ali cerca de 1h15m a subir e a descer e fizemos 8 quilómetros até desistir e descer de novo para o vale do Vouga até Frossos.

O percurso que publiquei exclui estas subidas e descidas, pois não queria que alguém andasse a picar-se e sofrer por minha culpa, mas a adicionar ao percurso que aqui está há que contar com mais 8 quilómetros de extensão e uns 240 metros de declive em subida e outros tantos em descida.

Mas foi uma volta divertida e deu para matar algumas saudades. Agora só tenho que ir ao Fontão ver se ainda existe algum caminho que vá até Angeja.

1 comentário:

Joao Nuno Silva disse...

Espero que te lembres de avisar aquando da próxima vinda do João Oom, gostava de o reencontrar.
Abraço